Administração de galpão e condomínio logístico e industrial: você está fazendo isso do modo correto?

Atualizado: Mai 7



Administrar um condomínio logístico e industrial ou até mesmo um galpão de rua não é uma tarefa simples. Cuidar da manutenção, dos profissionais de operação, das contas a pagar e receber, além dos imprevistos diários demandam tempo e dedicação exclusiva.

Eventos adversos acontecem frequentemente dentro de galpões de rua e condomínios logísticos e industriais. As principais ocorrências são colisões de caminhões em alambrados de pátio ou em coluna estrutural nas docas, ausência de água ou energia por parte das concessionárias de abastecimento, avarias no sistema de incêndio, pontos de vazamento no telhado em dias chuvosos, alarmes perimetrais, entre outros.


Dividir as tarefas de administrar um empreendimento com outras funções, pode, além de sobrecarregar o profissional, torná-lo mais propenso a cometer erros, uma vez que a dinâmica de um galpão ou condomínio logístico e industrial é constante.

Para administradora da Retha, Priscila Ferreira, reduzir conflitos entre os condôminos e proprietário, prestadores de serviços, além de burocracias com órgãos públicos, são ações essenciais para ter sucesso na administração de condomínios logísticos e industriais. Além disso, é necessário ficar atento com rotinas administrativas como: Controle das contas, disponibilizar relatórios detalhados de gastos, de cobrança de débitos ou cobrança judicial; administrar funcionários do empreendimento, atendimento de pendências legais; cobrança a inadimplentes, além de gerenciamento de assuntos e problemas administrativos.


Quando se trata de uma administração profissional, especializada em galpões, dentro ou fora condomínios industriais e logísticos existe uma estrutura de profissionais dedicados com conhecimentos para identificar possíveis problemas e propor soluções preventivas, evitando ao máximo que o dano seja maior.


Dentro de um condomínio, por exemplo, podem existir vários inquilinos, com demandas individuais e, gerenciar a demanda individual e conflito entre eles, exige uma postura imparcial e técnica do administrador e síndico na busca de soluções que visam o bem comum.


Por isso, de acordo com administrador da Retha, Elvis Alcântara, para ter sucesso na administração galpões e condomínio logístico e industrial é necessário ter profissionais capacitados, bom planejamento financeiro, estrutura de BackOffice, bom relacionamento com inquilinos, estar atento às legislações condominial, trabalhar de forma transparente, planejar dia a dia e entregar resultados, além de entender a complexidade do condomínio.


Deste modo, não basta administrar por conta própria dividindo tarefas ou uma figura sem conhecimento prático em administração de empreendimentos. Para ter sucesso e evitar o máximo de incidentes é importante ser parceiro de uma empresa especializada com conhecimento e experiência na área de administração de galpões e condomínios logísticos e industriais.