Como a escolha de fornecedores pode interferir no funcionamento de um empreendimento



A escolha de fornecedores de serviços ou produtos é essencial para que o empreendimento não sofra consequências com produtos ou serviços de baixa qualidade. Uma vez que, uma escolha ruim, pode acarretar em problemas fiscais, jurídicos, técnicos ou, até mesmo, em falhas de equipamentos devido a utilização de produtos com qualidade duvidosas.


Pensando nisso, a Retha imóveis, possui setor especializado em compras capaz de investigar as possíveis empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de materiais e produtos, onde, de acordo com a funcionária do setor, Pâmela Alves, por meio das análises é possível garantir um serviço ou material de qualidade e confiança, garantindo a origem do produto ou serviço.


De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2014, haviam no setor de manutenção e reparação 114.962 empresas formalizadas. Em 2003, por exemplo, ainda de acordo IBGE, o número de empresas informais no setor de comércio e serviço era de 3.403.804.


Com o número de empesas em busca de parcerias para fornecimento de produtos ou serviços cada vez maior, é importante para a segurança do empreendimento e dos ocupantes, filtrar as empresas e produtos, a fim de, adquirir produtos e serviços de qualidade, evitando a negligencia de prestadores e aquisição de produtos sem certificações adequadas.


O processo de escolha de um parceiro, inicia-se com a pré-análise de três empresas fornecedoras do serviço ou produto, em busca do melhor custo-benefício. Para isso, além do preço, é analisado a credibilidade da empresa no mercado, em conjunto com custo e prazo de entrega.


Com isso, a segurança em adquirir produtos ou serviços de qualidade, refletem no empreendimento, pois evita a contratação de um prestador que não esteja apto com documentações atualizadas, sejam elas, licenças e certificações técnicas, trabalhista ou fiscal.


Para Pâmela Alves, o padrão compras foi criado para minimizar perdas e melhorar o atendimento na prestação dos serviços, fazendo com que seja realizado conforme aprovação, evitando assim erros fiscais e prejuízo para ambas as partes. Além da investigação fiscal, as empresas parceiras devem estar aptas a realizar emissão de nota fiscal para a demanda ofertada e possuir referências. Deste modo, é possível evitar complicações fiscais ao empreendimento.

Na Retha imóveis, depois de aprovado pelo departamento de compras, o fornecedor de produtos e serviços, é analisado pelo departamento jurídico para garantir a legitimidade da empresa, diminuindo as chances de contratar um serviço ou produto irregular, capaz de causar prejuízos ao empreendimento.


Assim, para garantir uma gestão com qualidade e eficiência é importante analisar cada detalhe, desde o fornecedor de matérias de higiene e limpeza, até a o reparador de eletro-hidráulica, pois, o funcionamento perfeito de um empreendimento está nos detalhes diários.


20 visualizações0 comentário