Como os condomínios e galpões devem se preparar para a tendência dos veículos elétricos


A #tendência de veículos de cargas #elétricos no Brasil tem avançado a cada dia com mais popularidade. Nos últimos meses, observamos a movimentação de empresas para incorporação de elétricos na frota de veículos de entrega.


A Vedacit, por exemplo, empresa de impermeabilizantes, investiu no primeiro veículo elétrico para entregas dentro da capital paulista, com autonomia de 150 quilômetros. Recentemente a Ambev, empresa de bebidas, anunciou a encomenda da primeira frota de caminhões de entrega urbana. Outra grande empresa do setor de tecnologia, o IFood, anunciou que pretende oferecer aluguel de bicicletas elétricas aos entregadores da foodtech.


Diante desta tendência crescente, é importante que os condomínios logísticos e galpões, estejam preparados para receber este tipo de veículo, que ainda hoje, possui uma quantidade e autonomia menor, comparado aos veículos movidos a combustível comum.

De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a frota de veículos eletrificados no Brasil chegou 30.092 unidades no final do primeiro semestre de 2020. O número não inclui ônibus, caminhões, motos e bikes elétricas.


Pensando nesta tendência, é importante que no projeto de concepção do condomínio a infraestrutura das estruturas de carregamento estejam previstas, nos bolsões de estacionamento e pátio de espera, para que, quando existir a demanda no empreendimento, de fato, os dispositivos sejam instalados. Ou seja, o investimento, só acontece sob demanda, evitando custos extras e depreciação de equipamentos por falta de utilização.


É importante que o investidor contemple essa tendência de veículos elétricos, e prepare o condomínio para futuro, que, devido a crescente aceleração do mercado e a incentivos do Governo para veículos movidos a energia limpa, não está tão distante.


O futuro de empreendimentos sustentáveis e veículos com energia limpa, está cada vez mais próximo, e para evitar surpresas e grandes reformas se preparar para as tendências renováveis é a melhor escolha.

42 visualizações