O compromisso com meio ambiente, é presente em nossos valores


O #cuidado com a #natureza, deve ser premissa básica para todo #construtor. A quantidade de #resíduo gerado, o local de #descarte, o #impacto na região da construção, entre outras ações, durante e pós-obra.


Nossa crença não está apenas no papel timbrado ou no site da Retha, e sim em nossos projetos. O cuidado com a natureza, começa ainda na escolha do terreno, passa pela terraplanagem, compactação do solo, e o legado que deixaremos para o investidor, inquilino e comunidade do entorno.

Um estudo publicado, no repositório da Universidade Federal de Uberlândia, por Isadora Moura Lima, aponta que, a construção civil gera de 40 a 60% do lixo urbano. Por esse motivo, adotamos em obras gerenciadas por nós, sempre que possível, o sistema pré-fabricado de concreto, que permite diminuir a quantidade de resíduos, madeira, alumínio, tinta e água.


Evitamos, sempre que possível, o uso de tubos de concreto tanto em canaletas como em drenagens. Optamos por produzir canaletas e escadas hidráulicas com molde e concreto usinado. Para condução de drenagem fluvial ou de esgoto, os tubos de concreto também não fazem parte de nossos projetos, substituímos os tubos PEAD (Polietileno de Alta Densidade), reduzindo ocorrência de vazamentos e consequente erosão. Deste modo, cuidamos da natureza, aumentamos a segurança do empreendimento e da comunidade local.


Buscamos sempre, compensar quaisquer danos com o menor impacto possível, e com ações benéficas aos inquilinos e proprietários. Por exemplo, no projeto legal de dimensionamento das cisternas, calculamos e incluímos a quantidade ideal para que a água de reuso conceda autonomia de limpeza, jardinagem e descarga, cumprindo a legislação, além de garantir ação menos impactante no consumo de água.


Outra marca das obras gerenciadas pela Retha é a inclusão das Estações de Tratamentos de Efluentes biológicas rotomoldadas, sem necessidade de produtos químicos, dimensionada para cada projeto com eficiência acima dos 90% de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), respeitando a natureza sempre mais próximo do original.


Em nossos galpões são utilizadas placas pré-moldadas, que garantem vida útil e segurança do empreendimento, além do conforto para os ocupantes. O sistema de ventilação e iluminação natural, fazem com que o clima seja sempre agradável, evitando o uso de climatizadores artificiais e luzes acesas durante o dia, economizando energia elétrica.


Na obra que projetamos e gerenciamos em Cajamar, por exemplo, que será concluída no segundo semestre deste ano, a sustentabilidade e o cuidado com a natureza estão presentes desde a concepção do projeto. Na compactação do solo, utilizamos o método Hilf, que garante 98% das propriedades naturais do solo. Além disso, nesta obra, materiais impactantes como o alumínio, foi substituído por elementos como ferro fundido, aço inoxidável a fogo e concreto.


O acabamento moderno, dispensa o uso de tintas garantindo economia na obra, minimiza o impacto ambiental e garante ao inquilino e investidor um menor custo de manutenção.


Todas essas ações, são pensadas para que, o compromisso da Retha com meio ambiente seja garantia de sucesso permanente ao inquilino, ao investidor e a sociedade.


27 visualizações