O setor de galpões durante e pós-pandemia COVID-19

Atualizado: Jul 22



Durante a pandemia da #COVID-19, setor de locação de #galpões tem se mostrado estável. A crise gerada em grande parte dos setores mundiais não atingiu com força os segmentos de galpões. Dados extraídos da plataforma CRE Tool, da Buildings, empresa brasileira em #pesquisa imobiliária corporativa, demonstram que os #investimentos nesta área se mantem em alta.


Comparando os dados referente ao primeiro trimestre no período de 2018 a 2020, percebemos um aumento de 3,95% no número de novos parques logísticos. Em 2018, na plataforma, haviam registrados 556 condomínios industriais, já em 2020, o saldo é de 578, um aumento de 22 novos empreendimentos em três anos.


A procura por galpões não parou, a #tendência é continuar em alta, principalmente, para o mercado que necessita armazenar produtos que são vendidos na internet, bem como, o setor de serviços. Esses dados, também podem ser vistos na quantidade de metros quadrados vagos, onde, no primeiro trimestre, em 2018, haviam, 5.165.387,22m² disponíveis. Quando em 2019, esse número caiu para 4.566.880,67m² no mesmo período e, em 2020, o número diminui ainda mais, a taxa de vacância registrada é de 4.026.094,09m² no mesmo período dos anos anteriores.


Com a necessidade de ficar em casa e evitar aglomerações, as vendas on-line registradas no primeiro trimestre de 2020 aumentaram em 32,76%, referente ao mesmo período do ano passado, segundo a terceira edição do relatório Neo Trust, realizado em parceria com a Compre & Confie e E-commerce Brasil.


Antes mesmo da pandemia covid-19, uma pesquisa da NZN Intelligence, apontava, em agosto de 2019, que 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar pela internet. Isso faz, percebermos que, no pós-pandemia, o mercado de armazenamentos não sofrerá muitas alterações, deverá acontecer uma busca ainda maior de bons ativos próximo de grandes centros consumidores.


O self-storage, é uma tendência, que, nesta pandemia deverá ser intensificada, visto que, são espaços pequenos dentro de grandes centros, para pequenos lojistas que, principalmente, vendem on-line, em sites próprios ou em marketplaces, como Amazon, Magazine Luiza, Lojas Americanas, entre outros. Deste modo, o consumidor receberá o produto mais rápido e o lojista entregador terá menor custo logístico, tornando a experiência perfeita para todos.


Neste contexto, a Retha imóveis se destaca como mais que uma imobiliária. A empresa criada em 1996, com presença em todo território nacional e sede em Cotia-SP, realiza administração de condomínios empresariais e logísticos, locação e venda, gerenciamento de projetos e obras, desenvolvimento de parques logísticos e industriais, entre outras atividades.


Nossa função é trabalhar respeitando três pilares dos nossos valores que são: segurança, inovação e responsabilidade, assim, conseguimos atender de modo transparente todas as necessidades de nossos clientes, encontrando o espaço ideal para o negócio pretendido.


Nas duas décadas de existência, a Retha atendeu mais de 19.000 clientes, possui mais de 1,5 milhões de m² de condomínios empresariais e logísticos administrados e um fluxo de 65.490 pessoas por mês.


Para saber mais sobre a Retha, acesse www.retha.com.br e acompanhe as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube @rethaimoveis.




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