Sistemas de água de reuso e a importância na sustentabilidade do empreendimento




Durante o projeto e gerenciamento de obras, as escolhas dos materiais e sistemas que serão implantados em um empreendimento é essencial para uma obra eficiente e eficaz. Em cada etapa do projeto é certificado cada detalhe, com intuito de mitigar ao máximo as deficiências e estabelecer o propósito do imóvel.


A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais popularidade nas obras e no dia a dia das empresas, porém, é necessário enxergar a sustebilidade como um todo, não apenas com viés ambiental, mas sim, com os três pilares que a norteiam: econômica, ambiental e social.

Empresas com propósitos e desenvolvimento sustentável, além de gerar economia financeira, são capazes de preservar o ambiente e contribuir com a sociedade. Uma das inúmeras ações praticadas pela Retha, no quesito, sustentabilidade são os sistemas de água de reuso, que, além de fornecer economia financeira e de água aos empreendimentos, contribui com meio ambiente e a sociedade onde o empreendimento está instalado, durante o descarte controlado de águas, por meio de bacias de contenção, evitando enchentes, assoreamentos, entre outros e desequilíbrios.


Na recente obra, realizada no município de Cajamar-SP, o empreendimento ICON Realty Cajamar, tem claro, o propósito de sustentabilidade. O condomínio de galpões logísticos e industriais, foi pensado para utilizar o mínimo de recursos externos, tornando mais sustentável possível. Além do método de compactação de solo, construção, ambiência e geração de energia elétrica, que falaremos em outros artigos, o sistema de águas do empreendimento foi dimensionado para o máximo de economia e reuso.


O sistema de abastecimento potável do condomínio é composto por um sistema de captação subterrâneo com capacidade de 6.000 litros por hora, onde, é realizado análises anualmente da qualidade, que identificam a necessidade ou não de um tratamento. Neste empreendimento, o sistema de água potável é utilizado, somente, para fins, que necessitam deste tipo de água.


Todo sistema de limpeza, irrigação, descargas e torneiras, são abastecidos por água de reuso. As tubulações do empreendimento, inclusive, as cores, seguem as normas determinadas pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas), por meio da NBR 6493. A capacidade do reservatório de reuso é de 1.000.000,00 litros de água, que garante o abastecimento, mesmo em épocas de estiagem. Por tratar-se de um empreendimento sustentável, os dimensionamentos são realizados em média 40% acima do preconizado.


O sistema de captação de água de reuso é realizado em partes do telhado dos galpões, onde o excedente, é direcionado às bacias de contenção, que também recebem as águas dos pátios impermeáveis. No empreendimento ICON Realty Cajamar, são quatro bacias de contenção, que variam de 23.500,00 a 1.100.000,00 litros, responsáveis por evitar que o escoamento da água seja direcionado diretamente aos rios. Elas atuam na retenção dos volumes de chuvas captados, fazendo com que o escoamento das águas para a natureza aconteça de forma igual ou inferior à velocidade existente no terreno "in natura".


Por tratar-se de um empreendimento sustentável, a economia financeira é imensurável, uma vez que, os recursos naturais são aproveitados, fazendo com que o custo para o usuário locatário seja zero, neste quesito. Todos os itens desde o projeto até a execução, foi gerenciado pela Retha, pensando na sustentabilidade, seguindo os pilares que norteiam nossos proposito, por meio de uma gestão, inovadora, segura e responsável.

39 visualizações0 comentário